terça-feira, 8 de setembro de 2009

6º ano - Introdução à reportagem – Lead - sugestão


Quem nunca se valeu de uma rede social da internet para fazer novos amigos, contatos profissionais ou mesmo arranjar um namoro?
Criada em 24 de janeiro de 2004, o Orkut, rede social filiada ao Google, ganha novos adeptos a cada dia. E, por sua rápida expansão, tem sido o foco de inúmeros noticiários mundiais, tanto por seus aspectos positivos, como, principalmente, por seus aspectos negativos, relacionados à formação de grupos sociais que promovem a violência, a homofobia, a pedofilia, dentre outros problemas, os quais comprometem a integridade humana e a segurança social.
Profª Amanda.
6º. B
Objetivo da atividade: compreender a estruturação de uma reportagem, considerando-se a seleção de informações relevantes.
Tema em discussão: Orkut
Proposta: em grupos, os alunos responderam a algumas questões, as quais serão apresentadas a seguir, a fim de refletir sobre umas das possíveis faces do tema debatido, que poderiam integrar uma reportagem.

O que é Orkut?
Orkut é um site, em que pessoas de vários países podem se comunicar, conhecer novos amigos, novas culturas ou também se conectar profissionalmente.

Para que serve?
O Orkut serve para nos comunicarmos com usuários de vários lugares. Serve para nós encontrarmos com pessoas que não vemos há muito tempo e conhecer novos amigos.

Quem são os usuários do Orkut?
Os usuários são crianças e adultos.

Aspectos positivos
Possibilita obtermos informações sobre amigos e familiares, conversar com pessoas por meio de recados e depoimentos.

Aspectos negativos
Como qualquer pessoa pode participar do site, muitos o usam para fins maliciosos, como hackers, pedófilos e pornografia.

Depoimentos positivos
“Eu não tenho Orkut, mas acho legal porque conhecemos novos amigos.” Leonardo
“Acho legal, no Orkut, que podemos conversar.” Nathália
“Acho legal o Orkut, porque podemos ter contato com pessoas distantes.” Jade

Depoimentos negativos
“Eu acho que o Orkut é perigoso para algumas pessoas.” Bruno
“No Orkut, nós temos vários pontos negativos para apresentar: pedofilia, hackers, estupradores e prostituição. Por isso, muito cuidado com conversas com pessoas desconhecidas; não cite seu endereço no seu perfil e, principalmente, seu telefone e CEP.”
6º. A
Objetivo da atividade: compreender a estruturação de uma reportagem, considerando-se a seleção de informações relevantes.
Tema em discussão: Orkut
Proposta: individualmente, os alunos responderam a algumas questões, as quais serão apresentadas a seguir, a fim de refletir sobre umas das possíveis faces do tema debatido, que poderiam integrar uma reportagem. (Foram selecionadas algumas respostas interessantes.)


O que é Orkut?
Orkut é um site de relacionamento, em que você pode conversar com seus amigos, familiares e outros. (Bruna)

Orkut é um site na internet, em que você pode:

- Conversar com seus amigos; - adicionar os usuários dos seus amigos; - compartilhar vídeos; - compartilhar fotos; - compartilhar depoimentos; - deixar recados; - criar comunidades; - adicionar comunidades; - criar seu perfil; - criar “buddy poke”; - adicionar jogos; - conhecer novas pessoas; - deixar depoimentos. (Amanda)

Para que serve?
Para você conversar com os amigos e parentes e para entrar em comunidades que falem sobre diversos assuntos. (Sem nome)

Quem são seus usuários?
No Orkut, há muitos usuários. É impossível saber quem são todos eles e, para o Orkut, não há ninguém que se destaca como melhor usuário.
No entanto, dá para adicionar amigos, assim podemos encontrar os usuários. (Felipe)

Aspectos positivos
No Orkut, podemos encontrar novos amigos, nós podemos montar grupos, podemos mandar perguntas para os amigos, podemos falar com pessoas de outra cidade ou de outro país. Nós podemos receber músicas, pegar músicas e ter fotos. (Sem nome)


Aspectos negativos
Alguns aspectos negativos do Orkut são: se você adicionar pessoas estranhas, elas podem pedir informações; se você colocar fotos somente para amigos, algum vírus pode ver e baixar informações; se entrarmos em página de alguém que foi “hackeado”, podemos ser também; tem pessoas que dizem ser crianças ou pessoas famosas só para os outros os adicionarem e acaba sendo mentira e muito perigoso; tem casos de pedofilia e seqüestro. Devemos tomar cuidado e só adicionar conhecidos. (Letícia)

Depoimento positivo

Eu acho o Orkut legal, porque você pode enviar mensagens para conhecer as pessoas que você não conhece ou manter contato com a família e também pode falar com pessoas que estão longe de você até se ela estiver do outro lado do mundo e por suas fotos para as pessoas te conhecer melhor. (Luiz)

Depoimento negativo

Eu tenho Orkut, mas, às vezes, não gosto dele, pois tem pessoas que o usam para raptar outras pessoas, só vendo o perfil no site e, nesse caso, também podem praticar a pedofilia. (Natalia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário