segunda-feira, 13 de abril de 2009

6º ano - LENDAS


Voltar ao passado e conhecer um pouco da história de nosso povo e de como interpretavam o seu mundo e os fenômemos naturais é algo fascinante, ainda mais quando esse retorno faz-se pelas lendas e mitos!
A seguir, apresentamos algumas lendas criadas por alunos dos sextos anos A e B, após a leitura e análise do livro 'Mitos e lendas do Brasil', de Theobaldo Miranda Santos.
Vamos nos deliciar com as explicações que esses alunos apresentam para alguns fênomenos naturais, assim como o fizeram nossos antepassados?

Prof. Amanda.



UM BOM BANHO


No tempo passado, na América do Sul, na tribo dos Caingangues, existia um índio chamado Novello. Ele era alto, magro, muito feio e não tomava banho.Todos na tribo não gostavam de ficar perto dele, porque ele fedia.
Quando ele ficou mais velho, o mal cheiro aumentou e ele morreu por uma doença causada pela falta de banho.
No céu, Tupã mandou Novello tomar banho ou seria expulso do céu e viveria como uma alma penada.
Ele não aceitou logo as ordens de Tupã e tentou de várias formas diminuir seu mal cheiro. Muito pressionado por Tupã e por todos que lá moravam, enfim ele aceitou. Após seu banho Novello não parecia o mesmo que lá chegara.
Mais disposto e até mais leve, Novello clamou a Tupã que fizesse chover em todos os lugares para que nunca faltasse água para se tomar um bom banho, e disse para Tupã não se preocupar, porque caso a água acabasse era só ele ir buscar.
Gregório Z. Ferreira- 6o. B


Girafas Fedidas


No início da história, as girafas tomavam muitos banhos todos os dias...Mas, elas acabaram se cansando e deixando de tomar banho, durante dois anos.
Então, elas perceberam que ficaram muito fedidas e resolveram tomar um banho. Porém, o cheiro estava tão forte que não saiu e foi passando de geração em geração.
As girafas ficaram fedidas e foram surgindo as pintas marrons nos corpos delas.
Com o cheiro forte e as pintas, os bichos ( pulgas ) não ficam mais perto delas.
O cheiro das girafas não é tão ruim assim, pois muitas pessoas as adoram.
As girafas até que “se deram bem”, porque não precisam se incomodar com os bichos ( pulgas ) que ficam nos outros animais.


Amanda Kontz Nascimento – 6o. A


Raios


Em uma tribo, vivia uma linda jovem chamada Kiara. Kiara gostava muito de chuva e, principalmente, de raios.
Toda vez que chove, Kiara sai de sua oca para observar os raios e sempre diz:
-Oh!Raio bonito, quando morrer, me leva contigo?
E o raio fazia aquele barulho assustador, respondendo:
-Oh!Linda jovem Kiara, quando morrer, te levo comigo.
Ouvindo isso, Kiara ficava super feliz só de pensar em ser um raio.
Certo dia choveu tanto, mas tanto, que a água cobriu todas as ocas. Kiara estava dormindo em sua casa, onde a água também chegou, e a casa de Kiara ficou cheia de água até o teto. Quando Kiara acordou, já era tarde, estava sem fôlego e morreu.
Nesse instante, um raio caiu dentro da oca de Kiara, onde se encontrava seu cadáver. Desse raio surgiu um lindo homem, que a ressuscitou e levou consigo para o céu.
Os dois tiveram dois filhos, cujos nomes eram Trovão e Trovoada.
E agora a família vive feliz sempre fazendo barulhos assustadores.
CABRUMMMMM!!!

JULIANNIE V. SILVA – 6o.B


A CHUVA

Numa floresta muito seca, há muitos anos atrás, uma tribo de índios estava tentando deixar as coisas mais molhadas, até que um dia um índio saiu de sua tribo e foi passear na floresta.Ele passou em frente de um pequeno rio e viu um monte de peixe morto por causa que tinha pouca água.Ele ficou muito triste.

Quando ele voltou para a tribo, contou para seus amigos.Um dos amigos decidiu fazer um ritual: dar 10 pulos, falar 10 vezes chuva e imitar a chuva. Eles fizeram e esperaram.

No dia seguinte, eles acordaram e viram tudo molhado, o rio com mais água,as plantas molhadas e eles ficaram felizes.

Agora, quando eles querem que chove, eles fazem esse ritual, e quando está muito seco, chove sem eles terem de fazer o ritual.

Leonardo Mattos 6B

Nenhum comentário:

Postar um comentário