segunda-feira, 13 de abril de 2009

7º ano - Viagem ao centro da terra


Nossa primeira aventura pelo mundo da literatura realizou-se por meio do livro 'Viagem ao Centro da Terra, uma adaptação de Fiona Macdonald. Vejam os textos produzidos por alunos dos sétimos anos A e B, inspirados na leitura e análise dessa obra. Boa viagem a todos!


UMA VIAGEM PARA DOIS

Em um belo dia, um aventureiro chamado Hugo sonhava em descobrir um mundo interior, o Centro da Terra. Então, ele um dia saiu com o objetivo de encontrar esse mundo perdido. Para isso, o garoto foi pedir ajuda para seu amigo Ash que possuía amiguinhos que poderiam ajudá-los. Seu pai, Doutor Rodrigo, sendo cientista, também o deu uma pequena ajudinha para a verdadeira viagem começar.
Para começar a viagem, os dois tiveram que ir até um vulcão chamado Vesúvio. Os garotos começaram por aí pelo fato de lá ter havido vários terremotos, basicamente iguais aos que Julio Verne havia escrito.
No laboratório os dois meninos pegaram então para sua viagem uma cápsula em que havia uma perfuradora, uma das invenções criadas pelo pai de Ash. Esta era protegida por cinco camadas principais: uma camada elétrica, uma camada aquática, uma camada terrestre, uma camada de fogo e uma camada de ar, estas eram assim para que pudessem passar pelas grandes temperaturas abaixo do vulcão.
Após eles terem entrado vo vulcão os garotos passaram por vários problemas, o maior deles foi a falta de água e pelo fato de que no vulcão havia temperaturas bem elevadas. Quando a última esperança foi lançada, os garotos finalmente chegaram ao Centro da Terra.
Eles ficaram deslumbrados com as maravilhas que haviam neste local, mas eles também perceberam que a cada minuto que passava a temperatura almentava, e por causa disso eles deveriam correr contra o tempo, e para isso eles deveriam analisar as anotações de Verne.
Olhando suas anotações eles viram que tinham que construir uma jangada para atravessar o oceano, e para construir a jangada, eles paegaram alguns troncos e Cipós. Após terem construído a jangada eles se atiraram no mar, passaram por uma tremenda tempestade, mas sobreviveram. Chegando em terra firme, os dois seguiram em direção a um gêiser, e após horas de caminhada eles finalmente acharam o gêiser, mas eles perceberam que já tinham perdido o espirro, e acharam que tinham ficado sem saída, até que Ash lembrou que seu amiguinho poderia lançá-los para fora do vulcão, e assim dito, assim feito, o amiguinho de Ash consegui salvá-los.
E saindo do vulcão, Hugo e Ash resolveram criar um livro que mostra todas as suas aventuras, e o nome do livro foi: Uma Viagem Para Dois e o livro foi um sucesso ; os dois garotos, atualmente procuram um novo desafio:
O Caminho para Atlântica.

Victor Hugo 7° ano B


UMA AVENTURA INCRÍVEL

Três policiais,inclusive eu,a onde estou?Quem é esse?um cientista?Agora sim,vamos começar a história.
Um dia eu Jack e Sabrina estávamos fazendo uma missão, de repende fomos capturados por alguém. Era um cientista,o Expert. Acho que ele fez algo com,a gente,uma transformação. Eu e meus amigos estávamos nos sentindo estranhos,o que será?
Estávamos ainda nesse lugar, lá tinha fórmulas e experiências com pessoas, insetos, e tinha coisas que ninguém nunca tinha visto. Estávamos num local trancado e com vidros ao nosso redor e a gente cheio de fios e agulhas espetadas pelo corpo,era muito estranhos. Então, Jack, nervoso disse:
- Quem é vocês? Porque estamos aqui trancados e com um monte de agulhas no nosso corpo?
Sabrina exclamou:
-Jack! Você nem sabe quem é ele,fica quieto no seu canto!
Então, Expert diz:
-Olá,eu sou o Expert, sou um cientista que estou há anos fazendo esse projeto e nunca dá certo, mas parece que finalmente com vocês deu certo!
Eu,irritada,porque não sabia o que poderia acontecer,disse:
-Que projeto? Como assim você está tentando há anos?
-Calma,depois eu explico.Vocês terão que ficar aqui por três meses para que o projeto dê certo. Depois eu vou falar o porquê. Eu estou fazendo isso.Agora,fiquem quietos para tudo ocorrer bem!
Depois de três meses, o Expert nos destrancou e tirou as agulhas do nosso corpo. Logo após ,Jack disse:
-Agora vocês pode explicar o que está acontecendo?
Expert diz:
- Mas é claro!Bom,meu avô queria ir a um lugar chamado centro da terra,e ele não tinha como ir,então escreveu num papel,que deu para o meu pai,mas ele nunca se interessou e passou para mim.Depois de muitos anos virei cientista e queria ir,mas já sou velho.
Sabrina disse:
- E o que temos a ver com isso?
-Então,eu queria que vocês fossem.E já que eu não sei como é lá,dei a vocês poderes. Aqui está o manual de como usar os poderes.São todos iguais. Ah!Claro!Fica no oeste da praia dos Nintendos, o centro da terra e já contratei um avião para vocês viajarem.Aqui está o meu telefone.
Eu e meus amigos dissemos:
-È claro!Vaicser uma grande aventura!
Chegando a praia Nintendos havia um buraco,e entramos lá. Era muito quente. Depois de um tempo andando,começou a esfriar, esfriar, quando encontramos gelo por toda a parte.
Três horas depois, eu encontrei algo no chão,era uma placa escrita: "Passei por aqui-assim: Sebastião". Mostrei a todos a placa e guardei. Encontramos também vários objetos. Estávamos cansados,água não faltava,mas o alimento estava acabando. Logo após,encontramos um monstro e matamos com os nossos poderes.
Depois de dois meses,encontramos uma saída. Ligamos para o Expert para trazer um avião.Mostrei a ele os objetos e a placa. Então,ele disse:
-Meu Deus! Meu bisavô passou no centro da terra! Muito obrigada gente.
-De nada Expert. Nós que agradecemos!

Bruna Vieira Borrejo 7º ano B


VIAGEM EM DOSE DUPLA


Numa vila distante da capital, existiam dois cientistas que sonhavam em ir ao Centro da Terra, mas não sabiam como.
Até que um dia, Gustavo descobriu um livro que descrevia como ir ao Centro da Terra e, então, chamou seu amigo desesperadamente:
- Bob, Bob, Bob venha aqui agora!
- Calma eu já vou. O que foi?
- Eu descobri como ir ao Centro da Terra, respondeu Gustavo. Bob ficou pálido de espanto, mas depois pulou de alegria e, então, falou:
- Já que você sabe o caminho, vamos ao centro da terra!
No dia seguinte, eles já partiram em viagem ao Centro da Terra. Eles foram para uma cidade de nome estranho, onde havia um vulcão ativo. Bob pensava como eles iriam entrar no vulcão, se ele é ativo, mas mesmo assim Gustavo estava confiante;
Para subir no vulcão, eles contrataram uma guia, e por ela se apaixonaram.
Após subirem no vulcão, encontraram um buraco bem grande onde havia lava.
Os cientistas pensaram horas e horas para saber o que fazer. Depois de muitas horas, Bob perguntou:
- No seu livro não fala nada sobre como passar por esse obstáculo?
- Não, porque falta uma página.
Depois de um tempo, a guia sentou em uma rocha que se mexeu e abriu uma passagem e, então, os dois agradeceram a ela e entraram na caverna escura.
Quando entraram improvisaram tochas, cada vez mais eles andavam para baixo e parecia que a caverna não tinha fim.
Após um dia inteiro de caminhada, eles pararam e armaram as barracas para dormir.
No dia seguinte, eles continuaram andando até que eles caíram em um buraco que não parecia ter fim, pois eles caíram por uma meia hora, só pararam quando caíram em um tipo de tobogã que os levaram até um lugar claro, e lá era o Centro da Terra.
Ao ver essa grande maravilha, eles pularam de alegria, porque esse era o sonho deles.
Eles ficaram três dias estudando, só que a guia e o Gustavo queriam voltar, pois sentiam saudade de casa, então, eles convenceram Bob a virem junto com eles.
Para saírem do Centro da Terra, eles teriam que ir a um gêiser que os jogariam para a superfície.
Indo em caminho ao gêiser, um dinossauro os avistou e começou a persegui-los, só que não ida dar certo. Então Bob se separou deles e chamou a atenção do dinossauro que começou a persegui-lo, pois Bob queria ficar no Centro da Terra ou apenas morrer lá. Gustavo e a guia lamentaram, mas não tinham o que fazer.
Ao chegarem à superfície, eles decidiram se casar e tiveram dois filhos, só que uma pergunta ficou em suas cabeças: Será que Bob sobreviveu?

Gustavo Madanelo - 7o.B


A viagem ao centro da Terra

Nossa história começa na casa de meu tio Robson, onde eu passava as férias.
Ele nunca ficava em casa, porque estudava rochas e pedras. Ele sempre quis saber como era o centro da Terra. Em um dia chuvoso, ele chegou de surpresa, subiu correndo para seu escritório, onde guardava muitos livros bem antigos, eu subi correndo para ver o que estava acontecendo.
Ele pegou um livro velho e me disse:
- Acho que descobri o segredo para o centro da Terra! Arrancando uma folha do livro, disse:
- Eu estou certo!
Eu pensava que ele estava louco, mas nem imaginava que isso seria uma grande história.
Então, rapidamente ele contratou uma equipe de navegação e exploração. Eu queria ir com ele, mas ele disse que era muito perigoso para uma menina de 12 anos.
Algumas semanas se passaram e chegou o dia da viagem. Já estava tudo pronto, eu queria muito ir, então, resolvi arrumar minhas coisas e ir escondida. Eu me escondi no barco salva-vidas do navio. Fiquei lá esperando um tempo, tempo suficiente para não me descobrissem e me levassem de volta.
Passaram exatamente 3 horas e, então, me descobriram. Meu tio ficou com muito medo: E se eu me machucasse!
Mas, ele não tinha outra escolha, já estávamos muito longe do porto, então ele disse:
- Muito bem. Você pode vir conosco!
- Muito obrigada tio! Eu prometo me comportar.
Vamos ver.
Navegamos por mais 3 dias, depois avistamos uma ilha, que pareceria deserta.
Quando chegamos lá, eu vi um vulcão, saindo uma fumaça bem escura. Meu tio nos guiou até ele; la havia uma caverna bem escura. Ficamos andando por 1 hora, quando vimos umas luzes; era uma parte da caverna repleta de diamantes e cristais. Meu tio estava registrando tudo com uma câmera.
Depois de meia hora, avistamos um buraco que parecia não ter fim, mas não tínhamos outra opção, pois meu tio não quis voltar, então, descemos o buraco por 4 horas, quando chegamos no fundo paramos para acampar, a equipe de exploração ajudou na montagem das barracas. No dia seguinte, meu tio me acordou maravilhado:
- Acorde! Sara! Acorde! Venha ver!
- Hum... O que foi tio?
- Olhe para isso!
- Nossa!!!
Tínhamos encontrado uma ilha subterrânea e um mar negro, escuro, quase preto, eu estava assustada e ao mesmo tempo admirada. Então, meu tio me disse:
- Venha, vamos explorar essa ilha subterrânea!
- Está bem.
Essa ilha era meio estranha, não havia nenhuma árvore ou planta que eu conhecia. De repente, cai em um buraco, quando meu tio me ajudou a levantar, ele me disse surpreso:
- Olhe!! Isso não é um buraco é uma pegada gigante, com garras e tudo.
- Tio!! Vamos voltar para o acampamento!
- Espere, deixe-me tirar uma foto!
Quando estávamos almoçando, vimos que estávamos com poucos suprimentos, então, no outro dia decidimos construir um barco para explorarmos o mar negro.
No dia seguinte, fomos explorar o mar negro e depois de 7 horas eu já estava entediada porque o mar estava calmo e silencioso. Mas, de repente, nós vimos uma calda mergulhando no mar e perguntei para o meu tio se era uma baleia. Ele disse que não, só aquela calda daria umas 10 baleias.
De repente, algo começou a levantar o barco: era um monstro marinho gigante! Então, o monstro megulhou, e nosso barco virou jogando todos no mar, quando todos sobem novamente no barco, a calda do monstro empurra o barco para frente.
Com o movimento da calda, se formaram ondas imensas, eram tão grandes que parecia que o barco não ia aguentar.
As ondas nos empurraram até a pequena ilha, que foi afundada pelas ondas gigantes, fomos empurrados para dentro dela.
As águas começaram a subir, por todo caminho que fizemos, pensávamos que estávamos salvos, mas não passamos pela caverna, subimos direto até o vulcão, que explodiu e nos lançou para as rochas. Foi um milagre estarmos vivos.
Depois de tudo isso, fiquei surpresa; o navio ainda estava lá!
Quando voltamos para casa, eu e meu tio ficamos muito famosos, meu tio deu várias palestras e com nossa história ficamos ricos.

Bruna Souza – 7o.A


Uma aventura ao centro da Terra

Em um belo dia, liguei para minha amiga, para ver se ela poderia fazer uma viagem comigo:
- Oi! Você pode fazer uma viagem comigo?
- Sim!
- Me encontra às 6:00 horas da manhã!
- Ok! Estarei na hora marcada.
Eu, antes de dormir, arrumei as coisas necessárias para a viagem: duas lanternas, comida, barracas e uma escavadeira.
Às 6:00 horas da manhã, minha amiga estava a me esperar. Fomos, então, a um lugar que tivesse terra e começamos a escavar e, depois de três dias, chegamos em uma gruta. Quando chegamos, já estava escurecendo, passamos a noite nesse lugar. Lá, havia um cheiro muito forte e também havia ratos e baratas, mas, tudo bem, enfrentaremos tudo para tentar chegar ao centro da Terra.
Dentro dessa gruta, havia 3 entradas, eu e minha amiga escolhemos a segunda entrada, havia uma parede cheia de marcações. Voltamos para a entrada da gruta, escolhemos a terceira entrada já estávamos sentido a quentura, nossos pelos dos braços começaram a derreter, nos aproximamos mais e encontrarmos um vulcão entrando em erupção, tentamos voltar, mas não deu tempo e nós morremos com a quentura da larva, quando bateu em nós duas.

Paloma Ferreira Lúcio - 7º B


Segredos da Terra

...eu estava tão intrigado com aquele livro, que não me dei conta dos segredos que ele guardava...
Antes disso, vou me apresentar. Meu nome é Luccas, atualmente moro em Lyon na França. Gosto muito de conversar com me vizinho Govou. Ele foi um grande cientista e atualmente está aposentado.
Há alguns dias comprei um livro chamado “Viajem ao centro da Terra”, uma edição diferente do Best-seller.
Enquanto ajudava meu vizinho com as compras, deixei o livro cair entre elas.
No outro dia, meu vizinho disse eufórico:
-O segredo está aqui! O que eu sempre procurei.
Ele me explicou que no livro havia folhas grudadas e que quando as separou existia um segredo.
A folha tinha desenhos bem claros de um lugar que seria o centro da Terra.
Em um canto da folha estava escrito: ”Bravo viajante, desça a cratera de Sneffiks Yokul sobre a qual a sombra de Scartaris cai antes da calenda de julho você segará ao centro da Terra.”
Neste exato momento, eu, meu vizinho e meu irmão prepararam para ir ao centro da Terra.
Meu irmão se chama Leonardo eu moro apenas com ele aqui na França, ele tem 20 anos e eu tenho 13.
A viagem foi longa até o vulcão, mas em fim chegamos.
Encontramos um vigia do local e pedimos para ele vir conosco.
Dentro do vulcão caímos em um buraco e chegamos ao “centro da Terra”.Havia animais exóticos pegamos amostras e voltamos.
Ficamos muito famosos , mas infelizmente meu vizinho Govou morre com 70 anos.E assim foi criado o Museu Govou.

Luccas Fernandes de Quadros – 7o. A


UM SONHO NO CENTRO DA TERRA

Com ajuda de um cientista conseguimos desenvolver um metal resistente à água, solo e até magma. Com esse metal, fizemos uma furadeira grande o suficiente para caber 4 pessoas: 2 amigas, Fernanda e Raíssa, minha irmã, Gabriela, e eu, Nathália.

Foi muito difícil convencer os pais delas e até os meus para deixar-nos ir ao centro da Terra. Então, explicamos que não pode ser tão quente, ninguém chegou lá para provar.

Finalmente, concordaram, mas para isso prometemos que: se ficassem muito quente voltaríamos.

Nos reunimos e fomos pegando coisas suficientes como: corda, comida, lanterna, roupa, máquina fotográfica, água, muita água. E cada uma levou seus pertences pessoais. Ainda bem que pudemos guardar tudo no transporte (a furadeira).

Depois de tudo arrumado, partimos. Foi muito difícil chegar até lá, pois as pedras eram muito duras.

Quando chegamos, estava muito frio, havia uma imensidão de tipos de animais, plantas, árvores que já existiram e ainda vão existir e algumas que ainda não foram descobertas.

Ficamos espantadas em ver que é tudo muito frio, levamos muita água e pouca roupa por isso não faltou água, mais faltou roupa.

Quando fomos pensar em uma solução, minha mãe me acordou. O centro da Terra era muito frio, porque eu estava descoberta e a janela estava aberta, e o vento soprava frio.


Nathália Rocha 7ºA



O DIÁRIO SECRETO


Megam corre até a casa da Doutora Waley.

-Doutora waley! Você está em casa?

-Sim, querida! O que foi?

-Olha o que eu achei! É um pedaço de papel com escritas estranhas. Você pode traduzir?

-Minha nossa! Onde achou isso?

-No meio das coisas do meu pai, estava dentro do diário dele! Mas não gosto de falar sobre isso, porque a senhora sabe que ele morreu!

-Isto é uma escrita antiga, mas acho que posso desvendar! Hum! Minha nossa, isto é como se fosso instruções para chegar ao Centro da Terra! Você trouxe por um acaso o diário do seu pai?

-Sim está aqui!

-Querida, isto é um diário de bordo, contando os planos do seu pai. Ele planejava ir ao Centro da Terra, mas se ele foi assassinado...! Alguém não queria seu pai no caminho. Acho que outros estão envolvidos nisso.

-O que a senhora está querendo dizer?

-Que talvez alguém com medo do seu pai descobrir algo deve tê-lo matado!

-Como vamos ter certeza?

-Só tem um jeito, seguir estas instruções e ir para o Centro da Terra!

-Acho que a minha mãe não iria deixar.

-Diga a ela que vamos para o interior, porque eu vou fazer umas pesquisas, ela não vai recusar!

-Tudo bem! Vou agora para casa falar com ela.

Um tempo depois...

-Oi, filha!

-Oi, mãe! Eu posso te pedir uma coisa?

-Claro!

-Eu posso ir ao interior com a doutora waley?

-Ai, filha! Eu não sei!

-Por favor, eu me comporto!

-Está bem! E quando você vai?

-Amanhã

Um tempo depois...

- Toc toc! Doutora waley!

-Então, ela deixou?

-Sim nós vamos ao Centro da Terra.

-Estou vendo que já trouxe as malas!

-É eu vou dormir aqui...

-Bom, de acordo com este papel, temos que ir para as montanhas Méfils, Estados Unidos, e é pra lá que vamos.

-Será divertido!!!

No dia seguinte, elas pegaram um avião rumo aos Estados Unidos. No aeroporto, Megam sente uma dúvida quanto a sua ida, mas não diz nada a doutora waley.

-Querida você está bem?

-Sim, não se preocupe!

No avião, Megam dorme de tanto nervoso. Passaram-se duas horas e a doutora waley a acorda!

-Vamos! Acorde nós já chegamos!

E as duas saem correndo pela pista até chegar ao táxi que as esperava, mas dava para ver que a doutora waley estava mais feliz do que Megam.

O táxi as deixou em um vilarejo perto das montanhas Méfils. Chegando lá, as duas caminham até a cabana de um guia das montanhas, o Jack, que as leva até as montanhas.

-Como está frio aqui!

Chegaram até o topo da montanha, e começam a sentir um tremor e de repente abre um buraco no meio das montanhas!

-Ah socorro!!!

E caem em uma mina cheia de diamantes , sentam, pensam e veem que era isso que os homens que mataram o pai da Megam queriam (o poder, riquezas).

Escutavam um barulho e logo correram e esbarraram em um homem que ali trabalhava, dava para ver que era um bom homem, até mostrou o caminho de saída.

Então, as duas não pensaram duas vezes e foram embora, afinal viram que se por diamantes os homens mataram uma pessoa, ou mais, o que poderiam fazer com elas!

Chegando em casa, as duas juraram segredo do que viram, e o guia havia ficado lá para quê? Nem elas sabem!

Chagaram a conclusão de que o pai de Megam havia estragado os planos dos falsos exploradores, que só buscavam riquezas.

Gabriela Naomi do Carmo 7ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário