quinta-feira, 23 de abril de 2009

8º ano: Solidão, medo e insegurança


Solidão, medo e insegurança ... Palavras que assustam muitas pessoas pelo fato de serem fortes e fazerem com que se sintam excluídas e invisíveis.
Talvez essa seja uma das principais causas pelo grande aumento no número de blogs e de perfis fakes, desde que o fenômeno surgiu em 1997.

A frequencia com que novos sites de relacionamento, blogs e fakes são criados é a prova de que as pessoas querem cada vez mais espaço para poder divulgar suas idéias e expor suas opiniões.

Muitas vezes,inseguros de como seram vistos, suas palavras ou seus textos, os perfis fakessão cada vez mais comuns entre os adolescentes, até mesmo por funcionar como meio de fuga, pois podemos ter a liberdade de expor nossas opiniões sobre pessoas, lugares, situações, acontecimentos e , até mesmo, aquela “fofoquinha” , de forma com que fiquemos no total anonimato e sem risco de nos sentirmos prejudicados por isso.

A maioria das pessoas que adquirem esse tipo de comportamento virtual, geralmente, se sentem solitárias, excluídas, retraídas e extremamente inseguras em relacionamentos abertos e etc.

Essa distância entre a pessoa e o restante do grupo (ou de amigos) acaba privando-o de uma vida social ativa e saudável, o que pode levar a uma série de problemas como rejeição, depressão, isolamento e crises nervosas como stress e revolta com quem não se é aceito.

Por isso motivo, os blogs, fakes e sites de relacionamentos são vistos como meio de fuga, em que as pessoas se desligam do mundo real e se transformam nas pessoas que gostariam de ser.

A vergonha de se relacionar com outras pessoas sempre vai ser um impesílio muito grande para os tímidos, mas é preciso assumir quem se é e não ter medo de expor suas idéias pois, ser quem se é verdadeiramente nunca será tão bom como assumir a personalidade e a identidade de outras pessoas ...

Agora, a pergunta é ... Será que vale mesmo a pena se esconder atrás de uma tela de computador, ser conhecido por seus leitores, mas estar se enganando quanto a sua vida e a sua personalidade ?


Thaís Helena (8°ano B) ...

2 comentários: